27 de maio de 2010

Anfetaminas - Saiba o Que São e Porque São Tão Perigosas



Anfetaminas são drogas estimulantes do Sistema Nervoso Central, isto é, fazem o cérebro trabalhar mais depressa, deixando as pessoas mais "acesas", "ligadas" e com menos sono.

É conhecida como rebite principalmente entre os motoristas que precisam dirigir durante horas seguidas sem descanso. Também é conhecida como bolinha por estudantes que passam noites inteiras estudando, ou por pessoas que costumam fazer regime para emagrecer sem acompanhamento médico.

As anfetaminas são drogas sintéticas, fabricadas em laboratório, portanto não são produtos naturais.

Efeitos no Cérebro:

As anfetaminas agem de maneira ampla, afetando vários comportamentos do ser humano.
As pessoas sob efeito da anfetamina, apresentam insônia, perda de apetite e se sentem cheias de Energia.

A pessoa que toma anfetamina é capaz de executar qualquer atividade por mais tempo, sentindo menos cansaço. Este só aparece horas mais tarde, quando a droga já se foi do organismo...
Se nova dose é tomada, as energias voltam, portanto com menor intensidade.

As anfetaminas fazem com que o organismo reaja acima de suas capacidades exercendo esforços excessivos, o que logicamente é prejudicial à saúde.

O grande problema é que a pessoa, ao parar de tomar esta droga, sente uma grande fraqueza e falta de energia, ficando bastante deprimida, o que também é muito prejudicial, pois não consegue realizar as tarefas que fazia normalmente sem o uso da droga.

As anfetaminas não exercem efeitos apenas no cérebro!!
Agem nos olhos, mais precisamente nas pupilas, provocando dilatação (midríase) este efeito é prejudicial para os motoristas, pois a noite ficam mais ofuscados pelos faróis dos carros em direção contrária. Também causam aumento dos batimentos do coração (taquicardia) e aumento da pressão arterial.

Se uma pessoa exagera na dose (toma vários comprimidos de uma só vez) os efeitos já descritos se acentuam e a pessoa começa a apresentar comportamentos diferentes do normal; fica mais agressiva, irritadiça, começa a suspeitar que os outros estão tramando contra ela: é o chamado Delírio persecutório.

Intoxicação

Dependendo do excesso da dosagem e da sensibilidade da pessoa, pode aparecer um verdadeiro estado de paranóia e até alucinações. É a chamada Psicose anfetamínica. Nestes casos, a pessoa precisa ser internada até a desintoxicação completa. Estudos recentes mostram que a anfetamina, leva a degenerações de determinadas células do cérebro, causando danos irreversíveis ao sistema nervoso.

Fonte: ABP- Associação Brasileira de Psiquiatria

Nenhum comentário:

Postar um comentário