20 de janeiro de 2009

Parada cárdio-respiratória??

Independentemente da área de atuação, todos nós, como cidadãos, devemos possuir uma noção básica de prestação de atendimento de socorro...

Na maioria das vezes... o motivo: Parada Cardio-respiratória... causada por doenças do coração e vasos sanguíneos... Estas compreendem a principal causa de mortes súbitas em todo mundo...

No texto a seguir tratamos de uma abordagem pré- hospitalar e simples, sobre as condutas utilizadas frente a um paciente vítima de parada cárdio-respiratória...

A partir de conhecimentos básicos podemos diminuir as sequelas e salvar a vida de pessoas...

Mas... primeiramente... O que é uma parada cárdio-respiratória??

Bem, trata-se da interrupção abrupta do bombeamento sanguíneo realizado pelo coração, assim nosso sistema circulatório se torna incapaz de suprir com oxigênio e nutrientes nossos tecidos e orgãos vitais...

Quando uma vítima de parada cárdio-respiratória é prontamente atendida suas chances de sobreviver aumentam de forma drástica!!

Em um dia normal... andando pela rua... Você visualiza uma pessoa possivelmente desacordada ou inconsciente estirada ao chão... e aí??? O que fazer???

- Chame socorro!! Ative o serviço de resgate e emergência que na maioria das regiões do Brasil atende pelo 193 (Corpo de Bombeiros)!!

- Posicione a vítima : Deitada de barriga para cima ( Decúbito dorsal) sobre uma superfície plana e rígida, o corpo todo deve ser mantido em um mesmo plano.

Se a vítima estiver com a face voltada para o chão, seu corpo deve ser "rolado" em bloco (devemos sempre suspeitar de uma lesão cervical, por isso, cabeça, pescoço, ombros e tronco devem ser movidos em conjunto evitando torção).

O socorrista deve estar posicionado ao lado da vítima na altura dos ombros.

- Verficar consciência!! Bata gentilmente no ombro da vítima e faça alguma pergunta... "Você está bem??" ou "Como é seu nome??"... se o paciente não responde, próximo passo...

- Abrir vias aéreas!! Com a perda de consciência, perde-se o tônus da musculatura da traquéia, provocando a queda da língua para trás que oclui as vias aéreas.

A manobra mais segura de ser realizada neste momento é a tração da mandíbula, pois mantem em posição neutra a coluna cervical, protegendo-a em caso do paciente politraumatizado ou com lesões da coluna cervical. Como realizar??

O socorrista deve ajoelhar-se atrás da cabeça da vítima posicionando uma mão em cada lado da face do paciente, (apoiar os cotovelos na superfície onde a vítima está apoiada).

Segurar firmemente no ângulo inferior da mandíbula e levantar ambos os lados, abrindo os lábios com os polegares.

Deve-se lembrar sempre de apoiar a cabeça sem movê-la para os lados ou para atrás!!!

Remover objeto estranho, prótese dentária, etc... qualquer substância que possa estar obstruindo as vias aéreas!!


- Verificar respiração!! Aproxime o ouvido dos lábios do paciente e ouça... Ao mesmo tempo diriga o olhar para o tórax do paciente verificando os movimentos respiratórios.

Se não apresentar respiração, inicie as Respirações de Resgate!!

A palma de uma das mãos deve ser mantida na testa do paciente e as narinas devem ser ocluídas com polegar e indicador.

Faça uma inspiração profunda e sele a boca ao redor da boca da vítima... promova 2 respirações efetivas... observando a elevação do tórax durante as respirações.

- Checar pulso!! Verifique a presença de pulso na artéria carótida durante no máximo 10 segundos!!

Na ausência de pulsação, inicie as compressões torácicas!!



Como fazer??


Local: Entre o terço médio e inferior do tórax... (Palpar o apêndice xifóide... 2 dedos acima dele!!)

Sobreponha as mãos e mantenha os braços totalmente extendidos, usando seu peso para as compressões...

Realize aproximadamente 100 compressões por minuto...

Alterne 30 compressões e 2 ventilações... A cada minuto o pulso deve ser verificado!!!

Se o pulso for verificado, pare as compressões e mantenha apenas as ventilações (1 a cada 5 segundos) até que o paciente retorne a respiração espontânea...

Se o pulso não for verificado continuar com compressões e ventilações até a chegada do serviço de resgate...

Ahhhh!!! Recrute ajudantes... A atuação conjunta diminui a fadiga do socorrista...

Lembre-se sempre... Respeite seus limites... faça tudo que puder... porém, não desista nunca!!!

Referenciais bibliográficos: Trauma: Condutas na abordagem inicial (Faculdade de Ciências Médicas de Alfenas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário