26 de dezembro de 2008

Hipertensão Arterial...

Hipertensão

A hipertensão arterial é incontestavelmente o principal fator de risco para doenças cardiovasculares, que hoje dia, no mundo industrializado em que vivemos, correspondem às causas mais comuns de adoecimento e mortalidade.


A elevação dos valores da pressão arterial também expõe indivíduos a um risco aumentado de doenças isquêmicas (falta de suprimento sanguíneo) no encéfalo e na circulação periférica, além de graves patologias renais.

Previamente à determinação terapêutica, o médico deve realizar uma análise completa tanto clínica com laboratorial do paciente hipertenso, identificando outros fatores que colaborem para a determinação desta patologia.


Fatores de risco cardiovascular determinantes e/ou agravantes da Hipertensão Arterial:


1)Tabagismo:


Deve ser rigorosamente combatido nos pacientes hipertensos...

"Para cada 10 cigarros consumidos por dia, aumenta em torno de 18% nos homens e 31% nas mulheres, o risco de mortalidade por Doenças Cardiovasculares..."

A combinação de hipertensão e tabagismo associa-se também, a maior chance de desenvolvimento de doenças renovasculares malignas (estreitamento de artérias que transportam o sangue até os rins) e insuficiência renal (déficit na filtração renal).

O tabgismo por sua vez, aumenta a resistência à insulina, tornando comum o surgimento da Diabete Melito tipo II em decorrência principalmente da nicotina.


2)Dislipidemias:


O aumento dos níveis sanguíneos de colesterol, analisados em estudos epidemiológicos, demonstram forte correlação aos índices de patologias cardiovasculares.

Principalmente níveis de LDL ( Lipoproteína de Baixa Densidade) iguais ou superiores a 160 mg/dl.


3)Diabete Melito:

Diabete Melito e Hipertensão Arterial estão comumente associados em um mesmo paciente...

"Estima-se que a hipertensão arterial seja 2 vezes mais frequente nos pacientes diabéticos do que nos não- diabéticos..."

" As doenças cardiovasculares são 2 a 4 vezes mais comuns em pacientes diabéticos do que nos não-diabéticos, correspondendo a cerca de 50% de todas as mortes relacionadas..."


4)Patologias Renais:

Estudos atuais indicam que a insuficiência renal aumenta as complicações cardiovasculares...


5)Idade acima de 60 anos:

A pressão arterial aumenta com idade, em ambos os sexos e em todos os grupos étnicos.


6)Hereditariedade:

Esta apresenta grande destaque como fator de risco para doenças cardiovasculares, que frequentemente são herdadas geneticamente ao longo das gerações. São consideradas precoces quando ocorrem em mulhers abaixo dos 65 anos e em homens abaixo dos 55 anos de idade.


Outros fatores que servem como determinação do risco cardiovascular...


- Relação cintura/quadril aumentada (Em mulheres > 0,85 e em homens > 0,95)

- Glicemia de jejum alterada (Valores entre 100 e 125 mg/dl)

- Hiperuricemia ( Elevação dos níveis de ácido úrico na corrente sanguínea)

Coração fraco




Abordagem terapêutica...


Um número considerável de indivíduos pode controlar sua pressão arterial apenas com mudanças no estilo de vida...


Em hipertensos, quando somente a mudança no estilo de vida é insuficiente para atingir a meta pressórica, (Níveis pressóricos <>

É importante ressaltar que a adoção de um estilo de vida saudável deve ser o grande objetivo de toda a população... agindo na prevenção de variadas patologias e promoção de Saúde.


Modificação no estilo de vida:


A) Redução do peso:

Manutenção de um IMC= 18,5 a 24,9 ( IMC significa Índice de Massa Corporal e é determinado pelo vaolr do peso em kg dividido pelo quadrado do valor da altura em metros.)


B) Modificações dietéticas:

Consumo de dieta rica em vegetais, frutas, laticínios com baixo valor de gorduras e redução do consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas.


C) Dieta com redução dos níveis de sal


D) Atividades físicas:

Praticar atividades físicas aeróbicas regulares, como caminhadas vigorosas por 30 minutos no mínimo... durante, se possível, todos os dias da semana.


E) Redução do consumo de bebidas alcoólicas


O grande desafio no tratamento da hipertensão arterial é a adesão às medidas terapêuticas, que muitas vezes não são tão simples...pois envolvem aspectos relacionados à doença, ao paciente, aos profissionais de saúde, ao serviço de saúde e à terapêutica medicamentosa, bem como ao nível educacional e fator socioeconômico da comunidade analisada.


Portanto, na abordagem do paciente hipertenso devem ser considerados todos estes aspectos.





Coração Forte

Nenhum comentário:

Postar um comentário