20 de julho de 2009

Imbolc



Imbolc ou Candlemas
Hemisfério Norte (01/02) e Hemisfério Sul (01/08)

É a festa do fogo, ou noite de Brigit. Imbolc quer dizer literalmente "na barriga" (da Mãe). Significa que, no útero da Mãe Terra, escondido de nossa visão mundana, a semeste que foi plantada no solstício nasceu e agora está crescendo e se intelectualizando, é o novo ano que cresce.

O Festival também é conhecido como o Dia de Brigit em honra à grande Deusa Irlandesa Brigit. Esta é considerada a deusa do fogo, patrona da poesia, cura e música. Este simbolismo triplo é bem representado nas figuras da Deusa, normalmente com 3 mulheres a representando.
Outra forma do nome de Brigit pode ser traduzida como a Noiva e na antiguidade de culturas pagãs qualquer mulher próxima a se casar era chamada "a noiva" em honra a essa Deusa.

A Igreja Católica Apostólica Romana não poderia facilmente transformar a grande Deusa Irlandesa em um Demônio, assim, preferiram canonizá-la em vez disso, e a partir de sua canonização, passou a ser conhecida como "Santa" Brígida, protetora dos músicos, poetas e profissionais da medicina.

Os rituais de Imbolc envolvem celebrações de despedida do inverno e boas vindas à primavera. O Sol recém nascido que representa o Deus é visto como uma criança pequena que ainda se alimenta de sua mãe. É época dos novos começos, planejaento para o ano que cresse, assim como obtenção de conhecimentos filosóficos, práticos e técnicos para que nossos objetivos se cumpram.

Época de iniciação e dedicação na Arte.

É tradicional na noite de Imbolc acender todas as luzes da cas por alguns minutos simbolizando assim o retorno do Sol e do calor à terra. Com este calor, a terra proporciona o período de germinação de sementes.

Este Sabbath é dedicado à purificação. Deve-se ter muitas velas acesar que representam nossa própria iluminação e onspiração.

Correspondências de Imbolc

Frutas e plantas:
Angéllica, manjericão, louro, benjoim, urze, mirra e flores amarelas.

Comida típica:
Laticínios, creme azedo, comidas condimentadas e encorpadas, pratos com pimenta e vinho bem forte. Qualquer alimento que simbolize ou tenha ligação com o sol ou fertilidade é apropriado para este Sabbath, assim como comidas que levam leite.


Fonte: MillenniuM - Wicca A Bruxaria Saindo das Sombras



Clique na imagem abaixo para saber mais sobre outros sabbaths ou sobre a Roda do Ano (Centro)

Roda do AnoMabonLughnasadLithaBeltaneOstaraSamhainYule

Nenhum comentário:

Postar um comentário