26 de julho de 2009

Samhain


Hemisfério Norte (31/10) e Hemisfério Sul (30/04)

Samhain (pronuncia-se SOUEN) marca tanto o fim como o início de um novo ano. É a festividade em que se comemora o Dia dos Mortos por isso é conhecida como a Festa dos Mortos.
Outro nome para samhain é Festa das Maçãs.

Tem sua representatividade no inverno com a chegada da fome, frio, tempestades. No hemisfério norte, a neve trazia a morte das plantas, o fim das colheitas que ainda restassem.

É a noite em que a tênue linha entre o mundo dos vivos e dos mortos torna-se mais frágil.

Pela crença na reencarnação, esta não é uma festividade de tristeza, mas simplesmente de reconhecimento de um fato inevitável.

Na Roda do Ano, Samhain marca o início da estação da morte: o inverno. É nesta noite que o Deus tem sua morte simbólica. A Deusa da Agricultura abdica de seu poder sobre a Terra em favor do Deus Cornífero da Caça. Os campos férteis do verão cedem o lugar às florestas nuas e brancas da neve.

Para celebrar Samhain, eram acessas fogueiras nos sidh (do gaélico terras altas), ou colinas encantadas, nas quais os espíritos residiam. Ali moravam os espíritos dos ancestrais e deuses vencidos nos períodos mais remotos da história e da mitologia.

Apesar da data (31/10, para a Roda do Ano do Hemisfério Norte), Samhain não tem nenhuma relação com Halloween.

Samhain marca o final de um ano (último sabbath da Roda do Ano), e início do ano seguinte, pois a morte do Deus é abstrata... ele logo renascerá do ventre da Deusa.

Correspondências de Samhain

Frutas e plantas:
Maçãs, verbena, abóboras, sálvia, palha, crisântemo, calêndula, absinto, pêra, avelã, romã, grãos variados e castanhas.

Comida típica:
Beterrabas, nabos, comidas com milho, castanhas assadas, pratos à base de gengibre, sidra, vinho quente e pratos com carne.

Fonte: MillenniuM - Wicca A Bruxaria Saindo das Sombras

Clique na imagem abaixo para saber sobre outros Sabbaths ou sobre a Roda do Ano(centro)

Roda do AnoMabonLughnasadLithaBeltaneOstaraImbolcYule

Nenhum comentário:

Postar um comentário