22 de julho de 2009

Lughnasad


Também conhecido como Lammas (cristão) ou Festa da Primeira Colheita.
Hemisfério Norte (01/08) e Hemisfério Sul (01/02)
Este festival marca o fim do verão e início do outono.

A festa chamada de Lughnasad é dedicada ao Deus Sol Celta Lugh, que segundo a mitologia, era o maior dos guerreiros, que derrotou os Gigantes que exigiam sacrifícios humanos do povo.

Lammas é o nome cristão adotado na Era Medieval e significa "muito pão", pois pães eram assados nesse dia com os primeiros grãos colhidos, fruto do que havia sido plantado em Beltane e eles permaneciam nos altares das igrejas como forma de agradecimento às boas colheitas.

Lammas é tipicamente uma festa agrícola.

Uma outra visão do festival, liga-o diretamente a Litha. O Rei do Milho, ferido fatalmente em Litha, está morto e seu corpo se espalha pelos campos na forma de milho, pronto para ser colhido. Não haverá fome durante o longo inverno que se aproxima e seu sangue correrá em nossas veias. É tempo de agradecer ao Deus por seu sacrifício que permite-nos obter por meio do seu corpo o alimento necessário.

É época de colher o que plantamos.

É costume de Lughnasad que se façam bonecos com espigas de milho ou ramos de trigo representando os Deuses, que nesse festival são chamados Senhor e Senhora do Milho.

Durante a cerimônia do festival, o boneco representando o Deus do milho é queimado, para nos lembrar do sacrifício do Senhor do Milho, assim como de que devemos nos livrar de tudo que é antigo e desgastado para que possamos colher uma nova vida.

Correspondências de Lughnasad

Frutas e plantas:
Flores da acácia, aloé, olíbano, urze, murta, girassol, milho e trigo.

Comidas típicas:
Pães de todos os tipos, amoras pretas, maçãs verdes, grãos e frutos maduros, assim como a sidra.

Fonte: MillenniuM - Wicca A Bruxaria Saindo das Sombras



Clique na imagem abaixo para saber mais sobre outros Sabbaths ou sobre a Roda do Ano (Centro)

Roda do AnoMabonLithaBeltaneOstaraImbolcSamhainYule

Nenhum comentário:

Postar um comentário