14 de agosto de 2009

Depressão... (parte II)



Este post é a segunda parte de uma séire de 2 posts sobre depressão.
Se você ainda não leu a primeira parte, vá para Depressão... ( parte I ).


Quais os sinais e sintomas da depressão?

- Tristeza ou irritação durante a maior parte do dia, quase todos os dias
- Perda do interesse ou do prazer por atividades que antes eram agradáveis durante a maior parte do dia, quase todos os dias
- Mudanças súbitas no apetite ou no peso, sem explicação
- Insônia ou necessidade de sono aumentada
- Agitação ou prostração
- Sensação constante de cansaço ou perda de energia
- Sentimentos frequentes de inferioridade ou culpa
- Dificuldade de concentração
- Dificuldade de tomar decisões
- Pensamentos frequentes sobre morte ou suicídio

Uma pessoa não precisa estar com todos estes sintomas para ter depressão. Os sinais variam de pessoa para pessoa. Por exemplo, quando comparamos mulheres deprimidas com homens deprimidos, elas costumam apresentar mais sintomas como culpa, ganho de peso, ansiedade, problemas alimentares e maior necessidade de sono.

A depressão tem tratamento??

Sim, aproximadamente 80% das pessoas com depressão melhoram após tratamento apropriado. Os tratamentos para depressão incluem psicoterapia e medicamentos.

A psicoterapia é a chamada "terapia para conversar" e tem fundamental importância para a cura do indivíduo, pois o profissional o ajudará a encontrar novas formas de lidar com seus problemas, identificar e entender um pouco mais sobre a doença e como evitá-la.

Os medicamentos que corrigem o desequilíbrio químico das substâncias do cérebro são chamados de antidepressivos. Os mais modernos são os mais eficazes, bem tolerados, seguros e não causam vício ou dependência, mesmo se utilizados por muito tempo e em doses muito elevadas.

São necessárias algumas semanas para que o efeito dos antidepressivos aconteça. Até que o efeito ocorra, não se deve exigir do paciente com depressão uma mudança radical em seu comportamento, porque ele ainda não estará pronto para isto.

É muito importante que o paciente e seus familiares compreendam que a depressão é uma doença médica real e que necessita de apoio e tratamento específico.

O que você achou do post?
Deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário