3 de agosto de 2009

Gripe Suína: Vírus H1N1...???



O vírus H1N1 é um subtipo do vírus Influenza A...
A denominação H1 N1 provém de proteínas que compõem a superfície viral.
São elas: Hemaglutinina tipo 1 (H1), proteína responsável pela fixação do vírus em células do trato respiratório humano e Neuraminidase tipo 1 (N1), proteína que possibilita ao vírus sair da célula após replicação do material genético viral.

A gripe suína, também conhecida como Gripe A, é transmitida tal como a gripe comum, ou seja, via respiratória, através de gotículas infectadas ou contato com mãos e objetos infectados que posteriormente entram em contato com as mucosas.

Uma vez no trato respiratório, o vírus se adere às células epiteliais (mucosa do nariz, da garganta, árvore brônquica...) através de sua hemaglutinina, e a partir de então o material genético (RNA) viral é injetado na célula e dentro dela ele se replica...destruindo-a finalmente...
E assim, inicia-se a infecção viral...

Após 2 ou 3 dias (período de incubação do vírus), começam a surgir os sintomas... febre alta, dor de cabeça, coriza, congestionamento nasal, tosse seca (que evoluirá rapidamente para uma tosse com catarro), dores nos músculos e articulações, falta de apetite...(são os mesmos sintomas da gripe comum...)

A gripe Suína tem-se mostrado muito menos letal que a gripe comum, porém a última, praticamente "só" mata idosos, crianças e pessoas debilitadas por outras enfermidades, (ou seja, pessoas com o sistema imunológico debilitado) enquanto a nova gripe é capaz de matar jovens e adultos imunocompetentes (mesmo que em baixíssimas proporções).
Esta nova enfermidade também tem-se apresentado mais transmissível que o vírus da gripe comum...entretanto, na maioria dos casos, não oferece maiores riscos a saúde.

... por enquanto, nada indica que o Vírus H1N1 seja capaz de matar em larga escala...e até agora a mortalidade por este vírus tem-se revelado extremamente baixa...


Fonte : Revista Veja (julho de 2009)

2 comentários: